Vacinas

Governo do estado irá vacinar em escolas

Medida ainda não tem data para começar em Pelotas, mas outras iniciativas já estão em vigor

Carlos Queiroz -

Na última terça-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que a partir desta quarta começaria a mobilização de vacinação em escolas da rede do Estado. A ação tem o intuito de aumentar a cobertura vacinal do calendário básico e também contra a Covid-19 em estudantes. Em Pelotas, a mobilização irá se somar aos mutirões e trailers organizados pela prefeitura e que já têm levado vacinas a escolas municipais.

Conforme o Estado, a organização das visitas na rede estadual ficará por conta das prefeituras. Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a nova medida irá agregar aos serviços já estão realizados no município, permitindo aumentar o número de escolas que receberão os mutirões. Apesar disso, a pasta diz não haver até o momento definição de datas e escolas estaduais que participarão da ação

A proposta da mobilização, segundo a SES, é que equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possam atualizar as cadernetas de vacinação através de visitas aos educandários, ofertando as doses contra o coronavírus, influenza e poliomielite. Segundo dados da 3º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), das 8.058 crianças de três a quatro anos aptas a tomar a vacina contra a Covid-19 em Pelotas, apenas 1.310 haviam recebido a primeira dose. Pouco mais de 15% de cobertura vacinal, portanto.

Mesmo sendo um dos municípios que participarão da mobilização estadual, em Pelotas a vacinação em escolas já vem acontecendo desde abril, com os trailers visitando a rede de ensino para aplicar doses contra a Covid. Além das instituições municipais, também a Escola Estadual Adolfo Fetter participou. Já no último mês, a prefeitura iniciou os mutirões em todas as quartas-feiras do mês em escolas de educação infantil (Emeis), voltados aos alunos com três anos ou mais.

Adesão da comunidade
Nesta quarta, o mutirão de vacinação da prefeitura visitou a Emei Anita Malfatti, no bairro Fragata. Ao longo do dia as equipes vacinaram mais de 20 alunos. Para a enfermeira que estava aplicando as doses, Dani Rosy, os mutirões têm sido bem aceitos. "Já estamos passando por diversas escolas e a receptividade está boa, mas nem sempre conseguimos saber se já fizeram todas as doses ou porque não querem tomar. Mas é um serviço que não é obrigatório, é para ajudar a comunidade."

Isabela, 5, tomou a vacina na escola em que estuda pela manhã. A menina foi acompanhada pelo pai, Anderson Rodrigues, 31. Para o marceneiro, a oportunidade de imunizar a filha na escola facilitou a rotina. "Achei muito bom. A gente não tem tempo trabalhando, nem sempre consegue seguir com esses compromissos, mas é importante estar ligado. Saí do trabalho, peguei ela e trouxe para vacinar", contou.

Quem também aproveitou a facilidade para vacinar o filho foi Vera Costa, 40. A auxiliar de cozinha acompanhou o pequeno Davi, que tomou as doses contra Covid-19 e Influenza. "Essa vacina que ele precisa tomar não tem aqui no posto, só no Centro e para nós que moramos aqui fica bem difícil levar. Eu mesma, que trabalhei o dia todo, não tenho tempo para ir até o Centro", disse.

Até o momento quatro Emeis foram visitadas. O calendário de setembro já está programado e os mutirões acontecerão às quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min. Ao longo dos próximos dias, as escolas da rede estadual serão adicionadas ao cronograma. Até o momento as doses são apenas para alunos matriculados, não sendo aberta a aplicação ao público em geral.

Segundo a prefeitura, nos quatro mutirões já realizados às quartas-feiras em agosto, 95 alunos receberam a primeira dose contra a Covid, 11 a segunda, dois as gotas contra a pólio e quatro a vacina contra Influenza.

Documentos necessários
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento
- Carteira de vacinação da criança
- CPF ou Cartão do SUS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas terá Estação de Tratamento de Esgoto na Estrada do Engenho Anterior

Pelotas terá Estação de Tratamento de Esgoto na Estrada do Engenho

Prefeitura irá restaurar estátua do Negrinho do Pastoreio Próximo

Prefeitura irá restaurar estátua do Negrinho do Pastoreio

Deixe seu comentário