Vacinas
Governo do estado irá vacinar em escolas
Medida ainda não tem data para começar em Pelotas, mas outras iniciativas já estão em vigor
Carlos Queiroz -
Na última terça-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que a partir desta quarta começaria a mobilização de vacinação em escolas da rede do Estado. A ação tem o intuito de aumentar a cobertura vacinal do calendário básico e também contra a Covid-19 em estudantes. Em Pelotas, a mobilização irá se somar aos mutirões e trailers organizados pela prefeitura e que já têm levado vacinas a escolas municipais.
Conforme o Estado, a organização das visitas na rede estadual ficará por conta das prefeituras. Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a nova medida irá agregar aos serviços já estão realizados no município, permitindo aumentar o número de escolas que receberão os mutirões. Apesar disso, a pasta diz não haver até o momento definição de datas e escolas estaduais que participarão da ação
A proposta da mobilização, segundo a SES, é que equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possam atualizar as cadernetas de vacinação através de visitas aos educandários, ofertando as doses contra o coronavírus, influenza e poliomielite. Segundo dados da 3º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), das 8.058 crianças de três a quatro anos aptas a tomar a vacina contra a Covid-19 em Pelotas, apenas 1.310 haviam recebido a primeira dose. Pouco mais de 15% de cobertura vacinal, portanto.
Mesmo sendo um dos municípios que participarão da mobilização estadual, em Pelotas a vacinação em escolas já vem acontecendo desde abril, com os trailers visitando a rede de ensino para aplicar doses contra a Covid. Além das instituições municipais, também a Escola Estadual Adolfo Fetter participou. Já no último mês, a prefeitura iniciou os mutirões em todas as quartas-feiras do mês em escolas de educação infantil (Emeis), voltados aos alunos com três anos ou mais.
Adesão da comunidade
Nesta quarta, o mutirão de vacinação da prefeitura visitou a Emei Anita Malfatti, no bairro Fragata. Ao longo do dia as equipes vacinaram mais de 20 alunos. Para a enfermeira que estava aplicando as doses, Dani Rosy, os mutirões têm sido bem aceitos. "Já estamos passando por diversas escolas e a receptividade está boa, mas nem sempre conseguimos saber se já fizeram todas as doses ou porque não querem tomar. Mas é um serviço que não é obrigatório, é para ajudar a comunidade."
Isabela, 5, tomou a vacina na escola em que estuda pela manhã. A menina foi acompanhada pelo pai, Anderson Rodrigues, 31. Para o marceneiro, a oportunidade de imunizar a filha na escola facilitou a rotina. "Achei muito bom. A gente não tem tempo trabalhando, nem sempre consegue seguir com esses compromissos, mas é importante estar ligado. Saí do trabalho, peguei ela e trouxe para vacinar", contou.
Quem também aproveitou a facilidade para vacinar o filho foi Vera Costa, 40. A auxiliar de cozinha acompanhou o pequeno Davi, que tomou as doses contra Covid-19 e Influenza. "Essa vacina que ele precisa tomar não tem aqui no posto, só no Centro e para nós que moramos aqui fica bem difícil levar. Eu mesma, que trabalhei o dia todo, não tenho tempo para ir até o Centro", disse.
Até o momento quatro Emeis foram visitadas. O calendário de setembro já está programado e os mutirões acontecerão às quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min. Ao longo dos próximos dias, as escolas da rede estadual serão adicionadas ao cronograma. Até o momento as doses são apenas para alunos matriculados, não sendo aberta a aplicação ao público em geral.
Segundo a prefeitura, nos quatro mutirões já realizados às quartas-feiras em agosto, 95 alunos receberam a primeira dose contra a Covid, 11 a segunda, dois as gotas contra a pólio e quatro a vacina contra Influenza.
Documentos necessários
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento
- Carteira de vacinação da criança
- CPF ou Cartão do SUS
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário